Pence inicia visita à Bélgica e agradece o país pela duradoura relação

Bruxelas, 19 fev (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, iniciou neste domingo sua visita a Bruxelas com uma reunião com o primeiro-ministro belga, Charles Michel, a quem expressou seu agradecimento pela duradoura relação entre ambos países, antes de realizar uma visita à Otan e às instituições da União Europeia (UE).

O vice-presidente dos EUA chegou à capital belga procedente da Alemanha, onde neste fim de semana participou da Conferência de Segurança de Munique.

Em breves declarações à imprensa junto a Michel antes de realizar um jantar de trabalho no palácio de Val Duchesse, Pence transferiu as saudações do presidente americano, Donald Trump, e o "cálido apreço do povo americano pela aliança com o povo da Bélgica".

Previamente, Michel tinha destacado à emissora pública "RTBF" que sua intenção era manter uma "verdadeira conversa" com Pence na qual não teria "medo" de dizer o que pensa.

O primeiro-ministro belga afirmou que abordaria com o vice-presidente americano diferentes assuntos que "preocupam os europeus".

Michel disse que defenderia o multilateralismo, desde o convencimento de que os Estados Unidos e Europa só podem enfrentar os problemas mundiais juntos.

Também deve abordar, no plano econômico, que "o isolamento representa problemas" para o crescimento mundial, um tema sobre o qual os europeus querem "clareza".

Segundo precisou à emissora "RTBF", Michel comunicará a Pence que constata problemas nos EUA em matéria de democracia, Estado de direito e de liberdade da imprensa e de culto, e que o preocupam, especialmente, os ataques contra os muçulmanos.

No que se refere à política internacional, Michel espera abordar em particular o conflito no Oriente Médio, depois que Trump se distanciou da solução de "dois Estados".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos