Topo

Fotos mostram atividade contínua em centro norte-coreano de testes nucleares

Em Seul

25/02/2017 01h48

Imagens feitas por satélite recentemente e divulgadas neste sábado (25) pelo site especializado "38north" mostram atividade persistente no centro norte-coreano de testes nucleares de Punggye-ri, embora não esteja prevista a realização de um teste de maneira iminente.

As fotografias, feitas no dia 18 de fevereiro, revelam operações de manutenção e acondicionamento das galerias do complexo, especialmente no chamado "portal norte", onde aconteceram as detonações subterrâneas que a Coreia do Norte realizou no ano passado.

Nesta área, a colocação das equipes e as provisões no terreno "mudou de maneira repetida desde outubro de 2016", explica a análise das imagens publicada pelo "38north", site especializado na Coreia do Norte e ligado à universidade americana Johns Hopkins.

Isto, junto com as leves mudanças que aparecem nas montanhas de resíduo mineral produto das escavações "apontam para a preparação e a manutenção contínua deste portal para seu uso em um novo teste nuclear".

"Se fosse tomada a decisão de realizar um, a Coreia do Norte provavelmente poderia realizar um teste nuclear a curto prazo" embora, com base na base nas imagens, "não esteja claro quando o mencionado teste poderia acontecer", conclui o estudo.

Coreia do Norte tem plutônio suficiente para 10 bombas, diz Seul

Band News