Exército sírio se aproxima de Palmira, controlada pelo EI

Cairo, 1 mar (EFE).- O exército e as milícias leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, estão a três quilômetros da cidade de Palmira, controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) desde dezembro, informou nesta quarta-feira a agência de notícias oficial, "Sana".

A agência detalhou que os soldados recuperaram o controle do chamado "Triângulo de Palmira", uma série de montes próximos desde os quais é possível avistar a cidade.

Durante os combates, dezenas de jihadistas morreram ou ficaram feridos, embora a "Sana" não tenha dado mais detalhes a respeito.

Por sua vez, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) disse nesta quarta-feira em comunicado que as forças do regime se encontram agora a "um quilômetro" da cidade.

Além disso, o OSDH destacou que as tropas governamentais controlam os arredores de Palmira graças a seus projéteis de artilharia e os ataques aéreos de seus aviões.

O EI conquistou várias áreas do leste da região após uma ofensiva lançada em dezembro do ano passado, inclusive Palmira, retomada pelos jihadistas oito meses após serem expulsos pelo regime sírio da simbólica cidade e de suas ruínas grecorromanas, patrimônio mundial da Unesco.

Palmira foi nos séculos I e II d.C. um dos centros culturais mais importantes da época e ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda, que atravessavam o deserto do centro da Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos