Índia entrega 39 presos paquistaneses a Islamabad após meses de tensões

Nova Délhi, 1 mar (EFE).- A Índia entregou nesta quarta-feira ao Paquistão a 39 presos paquistaneses que permaneciam em prisões indianas, entre eles 21 pescadores, após meses de tensões diplomáticas entre os dois países e violações do cessar-fogo em sua fronteira.

"Os 39 presos foram entregues através da passagem fronteiriça de Wagah", a única ativa entre as nações, informou à Agência Efe o porta-voz das Forças de Segurança de Fronteiras da Índia (BSF, em inglês), Shubhendu Bhardwaj.

A fonte, que qualificou o procedimento como "rotineiro", detalhou que 21 dos réus eram pescadores paquistaneses, que normalmente são interceptados em águas em disputa.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia confirmou em comunicado a entrega dos paquistaneses e afirmou que é de "máxima importância (...) a rápida libertação e a repatriação de todos os prisioneiros civis e pescadores indianos" que permanecem no Paquistão.

O gesto das autoridades indianas acontece cinco semanas após o Paquistão entregar à Índia um soldado desertor, e foi encarado pelo exército paquistanês como um "esforço" para manter a paz na Linha de Controle (LoC), a fronteira de fato entre os países na Caxemira.

A tensão entre Índia e Paquistão aumentou nos últimos meses depois que quatro supostos insurgentes paquistaneses atacaram um batalhão de infantaria indiano e causaram 19 mortes em setembro do ano passado.

A Índia respondeu com uma série de "ataques cirúrgicos" na fronteira e a situação provocou a retirada de diplomatas indianos e paquistaneses destinados no outro país e uma intensificação das violações ao cessar-fogo estipulado em 2003 na fronteira.

Os dois países mantêm uma disputa histórico pela região da Caxemira desde a divisão do subcontinente indiano em 1947 e travaram por ela duas guerras e vários conflitos menores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos