Justiça francesa convoca mulher de Fillon para depor sobre escândalo

Paris, 1 mar (EFE).- Juízes de instrução da França decidiram nesta quarta-feira convocar para depor Penelope Fillon, esposa do candidato à presidência e ex-primeiro-ministro do país, François Fillon, acusada de ter sido contratada pelo marido para um cargo que nunca exerceu na Assembleia Nacional.

Fillon anunciou hoje que foi convocado a depor no próximo dia 15 de março, mas ainda não há informações sobre a data do depoimento de sua esposa aos juízes que investigam o caso.

A Procuradoria Financeira da França abriu uma investigação preliminar depois das revelações feitas pelo semanário "Le Canard Enchainé", que denunciou no fim de janeiro que Fillon contratou a esposa como assessora parlamentar entre 1998 e 2002, mas que Penelope nunca exerceu o cargo.

Na última sexta-feira, os promotores anunciaram que não decidiram arquivar a causa e que a investigação prossegue. Os crimes dos quais os dois são acusados é desvio de recursos públicos, tráfico de influência e ocultação de atividades ilícitas.

Fillon explicou hoje que se apresentará aos juízes, apesar de poder se negar por ser deputado, para provar sua inocência. E aproveitou a entrevista hoje para denunciar que sua presunção de inocência não está sendo respeitada no caso.

A acusação gerou várias críticas do governo da França. O atual presidente, François Hollande, defendeu a independência da Justiça do país em comunicado divulgado após as declarações de Fillon.

"Uma candidatura presidencial não autoriza a levantar suspeitas sobre o trabalho dos policiais e juízes, a criar um clima de desconfiança incompatível com o espírito de responsabilidade e, ainda pior, a fazer acusações extremamente graves contra a Justiça", afirmou Hollande.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos