Exército sírio anuncia reconquista da cidade monumental de Palmira

Cairo, 2 mar (EFE).- O Comando General do Exército Sírio anunciou nesta quinta-feira a retomada da cidade monumental de Palmira, que estava sob domínio dos combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico.

"Unidades de nossas forças armadas, em cooperação com nossos aliados, recuperaram a cidade de Tadmur - Palmira em árabe - e as áreas que a rodeiam", informou o exército em comunicado divulgado pela agência oficial síria "Sana".

A nota indica ainda que os combatentes contaram com o apoio da aviação russa e síria.

O exército qualificou a expulsão dos jihadistas das históricas ruínas - consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) - como um "duro revés para a organização terrorista Daesh (acrônimo árabe do EI) que começou seu retrocesso e seu colapso".

O EI se retirou hoje da maior parte de Palmira e, em sua fuga, colocou minas e bombas em vários pontos da cidade, de acordo com informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos e da agência oficial.

Os soldados do exército varrem a região para tentar desativar os explosivos, enquanto as unidades militares progridem lentamente para evitar baixas, detalhou a "Sana".

O grupo terrorista conquistou Palmira em maio de 2015 e foi expulso oito meses depois pelos soldados sírios, mas voltou a recuperar o controle da antiga cidade greco-romana em dezembro do ano passado.

Durante seu domínio, os jihadistas dinamitaram os templos de Bel e Bal Shamin, a frente cênica do teatro romano, o tetrápilo, o arco do triunfo e várias estátuas do museu da cidade, ações que a Unesco rotulou como "crimes de guerra".

Palmira foi nos séculos I e II d.C. um dos centros culturais mais importantes da época e ponto de encontro das caravanas da Rota da Seda, que atravessavam o deserto do centro da Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos