Forças iraquianas matam 47 terroristas e avançam no oeste de Mossul

Mossul (Iraque), 2 mar (EFE).- As forças antiterroristas iraquianas mataram nesta quinta-feira 47 terroristas do grupo Estado Islâmico (EI) em Mossul e avançaram em um bairro estratégico, considerado como o principal reduto jihadista dentro desta cidade do norte do Iraque.

O comandante das Forças Antiterroristas, Abdul Wahab Al-Saadi, disse à Agência Efe que os militares tomaram o controle de 80% do bairro de Wadi Hayar, no sudoeste de Mossul. Os combates nesse bairro se prolongaram por quatro dias, como parte da ofensiva para expulsar o EI da metade oeste de Mossul.

Além disso, as forças antiterroristas terminaram de tirar os explosivos dos apartamentos do bairro de Al Maamun, recém-dominado pelas tropas governamentais. Nesta operação, foram destruídos seis carros-bomba, quatro motos, três lançadores de morteiro, dois veículos com metralhadoras. Também foram detonados de forma controlada 25 artefatos explosivos.

Em 19 de fevereiro, as Forças de Segurança do Iraque - integradas por unidades da Polícia, do Exército e milícias - deram começo à ofensiva no oeste de Mossul, duas semanas após ter concluído as operações para expulsar os jihadistas dos bairros ao leste do Rio Tigre. A previsão é de que a ofensiva seja muito complicada devido à elevada densidade populacional desta área, composta por bairros populares de ruas estreitas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos