Jife acredita que acordo de paz melhore a luta antidrogas na Colômbia

Viena, 2 mar (EFE).- A ONU acredita que o acordo de paz entre o governo e a guerrilha das Farc permita melhorar a luta contra as drogas na Colômbia graças à maior presença do Estado em todo o território.

"Acreditamos que a situação sobre o controle de drogas melhorará graças a este acordo. Não temos certeza, mas é claramente o que esperamos", explicou à Agência Efe Werner Sipp, presidente da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), que divulgou nesta quinta-feira em Viena seu relatório sobre drogas de 2016.

Sipp destacou que no acordo de paz figura um capítulo dedicado exclusivamente ao problema das drogas e cujos objetivos são lutar contra o narcotráfico, fortalecer as fronteiras e a aplicação da lei.

"Temos a esperança de que o acordo de paz contribua para uma melhora da situação porque o governo poderá agora atuar em partes do país às quais não tinha acesso", declarou o responsável desta organização da ONU que zela pelo cumprimento dos tratados internacionais sobre drogas.

O presidente da Jife lembrou que em todos os países nos quais há conflitos armados a luta contra as drogas é mais difícil e disse acreditar que que a maior presença do Estado e a aplicação da lei melhore a situação.

"Seguimos de perto a situação na Colômbia, tanto os aspectos positivos como os negativos, como é o enorme aumento do cultivo de coca", acrescentou Sipp.

Em seu relatório, a Jife lembra que a superfície dedicada ao cultivo de coca aumentou desde 69 mil hectares em 2014 a 96 mil de 2015, o que representa um aumento de 39%.

O relatório afirma que as expectativas do processo de paz podem ter contribuído porque os agricultores acreditam que podem se beneficiar de possíveis programas de desenvolvimento alternativo, o que teria causado um aumento do cultivo de coca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos