Mercosul e Coreia do Sul avançam sobre futuro acordo comercial

Buenos Aires, 2 mar (EFE).- O Mercosul e a Coreia do Sul concluíram nesta quinta-feira, em Buenos Aires, de forma bem-sucedida um diálogo exploratório para negociar um acordo comercial no futuro, informaram fontes oficiais.

O fim da etapa preparatória antes do lançamento formal das negociações foi marcado em uma declaração conjunta assinada em Buenos Aires pela chanceler da Argentina, Susana Malcorra, e o ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Joo Hyunghwan.

"Com base nos resultados do diálogo exploratório, ambas as partes acertaram iniciar na primeira metade de 2017 procedimentos internos com vistas a lançar negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul", afirmou a declaração conjunta.

Durante o encontro, Malcorra e Hyunghwan revisaram os principais temas da agenda bilateral e reforçaram o compromisso com o sistema multilateral de comércio e a oposição ao protecionismo.

Os dois também consideraram que a assinatura da declaração conjunta é um "gesto político forte em favor de uma inserção inteligente na economia global e do comércio internacional como motor do desenvolvimento sustentável".

A Argentina exerce neste semestre a presidência rotativa no Mercosul, bloco integrado por Brasil, Uruguai e Paraguai.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos