Sérvia realizará eleições presidenciais em 2 de abril

Belgrado, 2 mar (EFE).- A Sérvia realizará em 2 de abril o primeiro turno das eleições presidenciais, para as quais o atual primeiro-ministro, Aleksandar Vucic, surge como favorito nas pesquisas.

"Convoco os cidadãos e desejo que elejam o melhor candidato, que coopere com o governo de forma séria e responsável", anunciou a presidente do parlamento sérvio, Maja Gojkovic, ao comunicar a data do pleito.

Vucic, o político mais popular do país apesar das medidas de austeridade que impulsiona há três anos, foi nomeado em meados de fevereiro candidato à chefia do Estado pelo conservador Partido Progressista Sérvio, do qual é presidente.

A candidatura deste antigo ultranacionalista transformado em fervoroso europeísta é respaldada também pelo Partido Socialista, seu parceiro no Executivo.

As poucas pesquisas publicadas até agora, e sem que haja ainda uma lista definitiva de candidatos, indicam que Vucic poderia obter a maioria absoluta no primeiro turno.

Entre os outros candidatos destacam-se o ex-ministro das Relações Exteriores Vuk Jeremic e o até agora defensor público, Sasa Jankovic.

Também anunciou que aspira ao cargo o polêmico líder ultranacionalista Vojislav Seselj, que em março de 2016 foi absolvido de acusações de crimes de guerra e contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos