Jackie Chan, Yao Ming e Mo Yann comparecem a grande reunião política na China

Pequim, 3 mar (EFE).- O ator Jackie Chan, o ex-jogador de basquete Yao Ming e o nobel de Literatura Mo Yann participaram nesta sexta-feira da Conferência Política Consultiva da China, a grande reunião política do país asiático que começou hoje em Pequim.

Hoje foi inaugurado o plenário anual do principal órgão assessor do governo chinês e no domingo se somará ao da Assembleia Nacional Popular (ANP), máximo poder legislativo.

Trata-se do principal acontecimento político do ano, embora nesta ocasião coincida com o XIX Congresso do Partido Comunista de outono, uma reunião realizada a cada cinco anos e que renova que o dirige.

Milhares de políticos e jornalistas de toda China se concentram nestes dias em Pequim, que até meados de março está blindada e tomada pela polícia.

Como consequência, não havia turistas na praça de Praça da Paz Celestial, pois estava praticamente deserta, enquanto militares, bombeiros e policiais vigiavam e marchavam em formação, ao mesmo tempo que dezenas de pessoas desciam dos ônibus rumo ao Grande Palácio do Povo.

A Conferência Política Consultiva tem mais de 2 mil integrantes: personalidades do âmbito militar, de empresas, de diversas religiões, de cultura, de esporte, que oferecem seu conselho às autoridades sobre como governar o país.

Apesar de carecer de poder real, este órgão assessor faz parte da liturgia do regime comunista, que encena uma mistura de burocracia e espetáculo na qual a seriedade dos trajes e as gravatas é combinada com os coloridos vestidos das minorias étnicas.

A presença de Jackie Chan, Yao Ming e do neto de Mao Tsé-tung, o militar Mao Xinyu, deu um toque de celebridade ao encontro e suscitou as paixões das centenas de repórteres que cobriam a reunião.

Esse entusiasmo se transbordou quando o ex-atleta Liu Xiang, medalha de ouro nos 110 metros com barreiras em Atenas 2004, apareceu e um de seus seguranças caiu no chão pelos empurrões dos repórteres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos