Morre aos 74 anos o ex-presidente haitiano René Préval

Porto Príncipe, 3 mar (EFE).- O ex-presidente do Haiti René Préval morreu nesta sexta-feira aos 74 anos em decorrência de um ataque cardíaco, confirmou à Agência Efe Fritz Longchamp, ex-integrante de seu gabinete e próximo a sua família.

O ex-chefe de Estado, considerado um dos políticos mais influentes do empobrecido país caribenho, morreu a caminho do hospital, segundo Longchamp.

Préval, agrônomo de profissão, foi presidente do Haiti de 1996 a 2001 e de 2006 a 2011.

O atual presidente haitiano, Jovenel Moïse, lamentou, através de sua conta no Twitter, a morte de René Préval, a quem definiu como um "digno filho do Haiti".

Nascido em 17 de janeiro de 1943, Préval foi o único presidente do país a conseguir concluir os mandatos para os quais foi eleito sem ser vítima de um golpe de Estado ou ter que se exilar.

Préval foi primeiro-ministro e ministro do Interior e da Defesa durante o primeiro governo de Jean-Bertrand Aristide, que foi derrubado após oito meses no poder em 1991.

O ex-primeiro-ministro Laurent Lamothe, que ocupou o cargo durante a gestão de Michel Martelly (2011-2016), sucessor de Préval, também lamentou a morte do ex-presidente em sua conta no Twitter.

"O Haiti chora a morte de um grande homem de nossa história e um grande presidente, René Préval", escreveu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos