Operações militares matam 149 talibãs no Afeganistão

Cabul, 3 mar (EFE).- As diversas operações efetuadas pelas forças de segurança nas últimas 24 horas deixaram 149 talibãs mortos e 73 feridos no Afeganistão, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa do país.

"O Exército do Afeganistão, em parceria com a Polícia e o Diretório Nacional de Segurança, realizaram operações conjuntas contra os insurgentes, nas quais pelo menos 149 talibãs morreram e 73 foram feridos", afirmou um comunicado ministerial.

A ofensiva aconteceu em diferentes regiões do país, como as conflituosas províncias de Nangarhar (leste), Farah (oeste), Helmand (sul) e Laghman (leste), onde morreram 47 insurgentes, entre eles um "líder" talibã identificado como Khaled. Nos últimos dias se intensificaram os ataques dos insurgentes nas imediações da capital provincial de Laghman, Mehtarlam.

As forças de segurança também abateram nas últimas 24 horas 46 talibãs em Helmand, uma das regiões sob maior pressão dos insurgentes, que no ano passado chegaram a dominar partes da capital, Lashkargah, e continuam a controlar vários distritos da província.

Durante a operação, foram expropriados "uma enorme quantidade" de armas pesadas e lives, 20 minas e vários veículos, entre eles 13 motocicletas, segundo a nota.

A ofensiva contra os talibãs ocorre após o grupo insurgente ter realizado dois ataques suicidas coordenados contra uma estação policial e um escritório dos serviços de inteligência em Cabul nesta semana, com os quais deixaram 29 mortos e 122 feridos.

A violência no Afeganistão se intensificou durante os últimos dois anos, após o final da missão militar da Otan no país, e neste momento o governo controla apenas 57% do território, de acordo com dados do Congresso dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos