Trump receberá Merkel nos EUA em 14 de março

Washington, 3 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, no dia 14 de março na Casa Branca, confirmou nesta sexta-feira à Agência Efe um funcionário americano sob anonimato.

Os dois líderes falaram por telefone em 28 de janeiro e coincidiram na "importância fundamental" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para as relações transatlânticas, segundo informou na época a Casa Branca.

Ambos também reiteraram durante essa conversa "a necessidade de fortalecer a já robusta cooperação na luta contra o terrorismo e o extremismo violento, e de trabalhar para estabilizar áreas de conflito no Oriente Médio e no norte da África".

Além disso, o presidente e a chanceler falaram sobre a "Rússia e a crise na Ucrânia", e reafirmaram "a importância da estreita cooperação germânico-americana" para a paz e segurança de ambos os países, de acordo com a Casa Branca.

Poucos dias antes de assumir a presidência em 20 de janeiro, Trump qualificou de "erro catastrófico" a política de acolhimento de refugiados da chanceler alemã.

Merkel, por sua vez, se mostrou crítica com o veto temporário de Trump à entrada nos EUA de todos os refugiados e dos cidadãos de sete países de maioria muçulmana, um decreto que foi bloqueado pela decisão de um juiz federal e que o líder americano prevê substituir em breve com uma nova ordem migratória.

Além disso, Trump aceitou o convite de Merkel para comparecer em julho à cúpula do G20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes) que será realizada na cidade alemã de Hamburgo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos