Forças iraquianas se aproximam da estação de trem e da Prefeitura de Mossul

Erbil (Iraque), 5 mar (EFE).- As forças iraquianas progrediram neste domingo pelo oeste de Mossul, no norte do Iraque, em sua ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e se aproximaram dos arredores da estação de trem e do Prefeitura.

As tropas chegaram mais perto da estação do bairro de Uadi Hayar, onde ocorreram intensos combates contra os jihadistas, segundo disse à Agência Efe o comandante das Forças Antiterroristas, Abdelwahab al Saadi.

Os militares também avançaram pelos bairros de Al Mansur e Al Samud, segundo Al Saadi, após a chuva ter dificultado o avanço das tropas no sábado.

O comandante informou que seus homens mataram 12 combatentes do EI, explodiram cinco carros-bomba em Uadi Hayar e conseguiram repelir uma série de ataques suicidas.

As forças de reação rápida da Polícia Federal também avançaram pelo oeste de Mossul e se aproximaram do complexo governamental no qual se encontra a Prefeitura.

O comandante da Polícia Federal, o marechal Raid Shaker Yaudat, disse à Agência Efe que os combates chegaram perto dos edifícios públicos que ficam no centro de Mossul, próximos ao centro histórico.

Os policiais progrediram nos bairros de Al Dauasa e Al Dendan, mataram nove combatentes inimigos, entre eles três que usavam coletes explosivos, e continuam a avançar rumo ao centro de Mossul, segundo Yaudat.

A ofensiva na parte oeste de Mossul começou em 19 de fevereiro, após Exército e Polícia terem concluído em janeiro a conquista de todos os bairros ao leste do rio Tigre, que divide a cidade em duas.

Mossul é a cidade mais populosa que ainda continua em mãos do EI e foi considerada como a capital dos jihadistas em território iraquiano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos