Mais de 70% dos franceses querem que Fillon abandone corrida presidencial

Paris, 5 mar (EFE).- A grande maioria dos franceses (71%) querem que o candidato da direita, François Fillon, abandone sua candidatura às eleições presidenciais perante o escândalo que o afeta, e que pode levar a seu indiciamento, e que fez com que dezenas de dirigentes conservadores pedissem que renuncie nos últimos dias.

Em uma pesquisa publicada neste domingo pelo jornal "Le Journal du Dimanche", o instituto de pesquisa Ifop afirma que desde a enquete anterior, realizada entre os dias 17 e 18 de fevereiro, essa porcentagem aumentou em seis pontos.

Paralelamente, apenas 28% das pessoas consultadas estão a favor de que Fillon siga na corrida pelo Palácio do Eliseu, cinco pontos a menos que na anterior.

Além disso, a imagem de Fillon aparece diretamente associada ao escândalo dos empregos supostamente fantasmas que atribuiu - pagos com dinheiro público - a sua mulher e a dois de seus filhos.

Entre os atuais concorrentes à chefia do Estado, o candidato da direita fica relegado à última posição no que se refere a honestidade e ética para a amostra da pesquisa.

Por ordem de maior honestidade, aparecem nos primeiros lugares o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (24%), o socialista Benoît Hamon (21%) e o independente Emmanuel Macron (20%), seguido pela presidente da Frente Nacional, Marine le Pen (14%).

Nas duas últimas posições estão o conservador defensor da soberania Nicolas Dupont Aignan (9%) e François Fillon (7%).

A pesquisa é publicada em um dia-chave para a continuidade da candidatura de Fillon, que espera reunir 45.000 pessoas em Paris esta tarde em seu apoio, para aplacar as vozes cada vez mais variadas em seu campo político que pedem sua renúncia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos