Conferência internacional sobre a Síria em Bruxelas é marcada para abril

Bruxelas, 6 mar (EFE).- A conferência internacional de apoio ao futuro da Síria preparada pela União Europeia (UE) foi marcada para o próximo dia 5 de abril, em Bruxelas, anunciou a alta representante para Política Externa do bloco, Federica Mogherini.

A União Europeia presidirá a conferência em parceria com a ONU, e o evento terá a participação dos governos de Alemanha, Kuwait, Noruega, Catar e Reino Unido, explicou a chefe da diplomacia do bloco.

A diplomata italiana explicou que a reunião fará um acompanhamento da situação após a conferência de Londres sobre a Síria no ano passado.

Em fevereiro de 2016, a conferência de doadores para a Síria conseguiu um compromisso de mais de US$ 10 bilhões para ajudar os refugiados que fogem do conflito.

"A reunião de Bruxelas apoiará o papel de mediação da ONU no processo político, as conversas em Genebra. Estou em contato permanente com (o enviado especial da ONU para a Síria) Staffan de Mistura para apoiar seu trabalho", afirmou Mogherini.

O encontro também terá como objetivo avaliar as condições na região e uma assistência pós-conflito.

Mogherini destacou o trabalho da ONU na mediação entre os sírios e das organizações humanitárias no terreno. Por isso, em relação às conversas entre facções sírias, a chefe da diplomacia da União Europeia disse que prefere deixar o processo com a ONU.

"Espero que haja passos positivos em Genebra. Caberá a nós ver que apoio prático podemos dar a esses diálogos", disse Mogherini.

A quarta rodada de negociações de paz entre as autoridades sírias e os opositores se encerrou no último dia 3. Apesar das dificuldades, a ONU acredita que tanto o regime de Bashar al Assad como a oposição querem levar o processo adiante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos