FSD bloqueiam rota de abastecimento do EI entre Al Raqqa e Deir ez Zor

Cairo, 6 mar (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), aliança armada curdo-árabe respaldada pelos EUA, bloquearam nesta segunda-feira a rota de abastecimento do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) entre seu reduto na Síria, Al Raqqa, e a província de Deir ez Zor (nordeste), informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

"As Forças da Síria Democrática alcançaram, com o apoio aéreo da coalizão internacional, bloquearam a principal via de abastecimento do EI entre a cidade de Al Raqqa e a província de Deir ez Zor", asseguraram fontes no terreno à ONG.

O bloqueio dessa estrada deixa os jihadistas sem a possibilidade de transferir provisões e material desde Deir ez Zor a Al Raqqa, o que facilita o ataque das FSD, em plena ofensiva para expulsar os jihadistas de seu principal reduto na Síria, explicou o Observatório em comunicado.

Esta operação foi alcançada "graças a bombardeios realizados pelos aviões da coalizão internacional em seus ataques a posições do EI, enquanto as forças terrestres progrediam no terreno", acrescentou a ONG.

Além disso, afirmou que as FSD continuam realizando avanços nos arredores orientais de Al Raqqa, no marco da operação denominada a "Ira do Eufrates", que se desenvolve desde 6 de novembro para isolar a cidade de Raqqa.

A rota interrompida hoje era o único grande eixo ao longo do vale do Eufrates entre Al Raqqa em Deir ez Zor que os combatentes do EI podiam utilizar, já que as FSD tinham bloqueado previamente outras linhas de comunicação entre estes duas fortificações dos jihadistas na Síria.

No caos da guerra civil síria, os Estados Unidos mantêm seu apoio às FSD para que avance e recupere terreno dos jihadistas, algo que causa receio da Turquia, país que luta contra a extensão dos curdos no norte sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos