Após trégua anunciada pela Rússia, calma reina nos arredores de Damasco

Cairo, 7 mar (EFE).- Os confrontos foram interrompidos nesta terça-feira na região de Ghouta Oriental, no nordeste da capital da Síria, Damasco, após o anúncio de cessar-fogo feito pelo Ministério da Defesa da Rússia, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG explicou que a calma reina na região após dias de intensos e violentos bombardeios de artilharia e lançamentos de mísseis sobre casas e fazendas da região, assim como confrontos entre as forças do regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, e facções rebeldes

A Rússia anunciou mais cedo que a trégua em Ghouta Oriental, que entrou em vigor no primeiro minuto desta terça-feira, se prolongará até 23h59 do dia 20 de março.

O Observatório Sírio afirmou que o anúncio ocorreu depois de a Rússia ter fracassado ao tentar evacuar as regiões sitiadas de Ghouta Oriental através de uma passagem que conectava essas áreas com outras sob o controle do governo sírio.

Segundo a ONG, o governo russo não deseja que as forças do regime tomem o controle das zonas que permanecem sob domínio dos insurgentes. O Kremlin prefere "acordos de reconciliação" para a saída dos rebeldes dessas áreas.

O anúncio da cessação de hostilidades em Ghouta Oriental ocorre às vésperas das consultas que serão realizadas na próxima semana em Astana. O encontro terá a presença de representantes da oposição e do governo sírio, com a participação de Rússia, Turquia e Irã.

Programada para os próximos dias 14 e 15, esta será a terceira rodada de negociações entre as partes na capital do Cazaquistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos