Avalanche atinge pista de estação de esqui na França, mas sem deixar vítimas

Paris, 7 mar (EFE).- A avalanche que aconteceu na manhã desta terça-feira em uma pista da estação de esqui de Tignes, na região dos Alpes na França, arrastou várias pessoas, mas não deixou mortos ou feridos, indicou a prefeitura (delegação do governo) do departamento de Savoya.

"Não houve vítimas", ressaltou à Agência Efe um porta-voz da prefeitura.

Um porta-voz do Pelotão de Gendarmaria de Alta Montanha (PGHM, sigla em francês) de Bourg Saint Maurice tinha explicado anteriormente à Efe que a avalanche tinha levado vários esquiadores. Fontes da Gendarmaria citadas pela emissora "France Info" tinham falado de pelo menos dez pessoas.

O deslizamento de neve aconteceu por volta das 10h10 locais (6h10 de Brasília) em uma pista azul chamada Carline, a única da estação que estava aberta no momento.

Cerca de 40 agentes do PGHM de Bourg Saint Maurice foram mobilizados rapidamente, e receberam o reforço de outros gendarmes procedentes da localidade próxima de Courchevel.

As buscas por vítimas começaram com o auxílio de cães farejadores. A má visibilidade em Tignes, por causa da nevasca, impediu a intervenção de helicópteros, por isso as equipes de resgate tiveram que chegar a pé.

Antes da abertura da estação, os trabalhadores tinham provocado várias avalanches com explosões para diminuir o risco, já que havia uma grossa camada de neve que se acumulou nos últimos dias, explicou o jornalista esportivo Bruno Detante, do grupo "SFR", ao canal "BFMTV".

No dia 13 de fevereiro, uma avalanche foi registrada nos arredores da estação de Tignes, fora das pistas da mesma, que acabou com a vida de quatro esquiadores.

Os quatro mortos, que caminhavam a pé quando foram arrastados pela avalanche, eram um pai de família de 48 anos, seu filho de 15, o meio-irmão deste último, de 19, e o monitor que os acompanhava, de 59, todos eles franceses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos