Congressistas dos EUA farão 1ª audiência sobre ingerência russa nas eleições

Washington, 7 mar (EFE).- O Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos realizará sua primeira audiência pública sobre a investigação da interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, vencidas por Donald Trump.

O presidente do comitê, o republicano Devin Nunes, informou que a audiência ocorrerá no dia no próximo dia 20 de março e garantiu que tem a intenção de marcar mais eventos similares sobre o assunto, graças ao interesse público e com o objetivo de ser transparente.

Estão convocados como testemunhas da primeira audiência o diretor do FBI, James Comey, o diretor da Agência de Segurança Nacional, Mike Rogers, e os ex-diretores da CIA, John Brennan, e de Inteligência Nacional, James Clapper.

A comunidade de inteligência americana concluiu que o governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria tomado medidas para influenciar nas eleições presidenciais em favor de Donald Trump, e em detrimento da então candidata democrata Hillary Clinton.

Trump negou em reiteradas oportunidades qualquer ligação com o Kremlin e classificou as acusações com os russos como uma "caixa às bruxas".

As tensões sobre o assunto foram aumentando nos últimos dias. Na semana passada, o jornal "The Washington Post" revelou que o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, se encontrou em pelo menos duas oportunidades com o embaixador russo na capital americana, reuniões que escondeu em sua audiência de confirmação no Senado.

Quando os encontros foram revelados, Sessions decidiu não atuar em nenhum caso sobre os vínculos da Rússia com a campanha de Trump, mas reiterou que a reunião com o diplomata tinha relação com seu trabalho como senador, seu cargo até o momento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos