EUA começam a enviar à Coreia do Sul novo e criticado sistema antimísseis

Washington, 7 mar (EFE).- O Comando do Pacífico do Exército dos Estados Unidos começou a enviar à Coreia do Sul os primeiros equipamentos do sistema antimísseis conhecido como THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), criticado tanto pela Coreia do Norte como pela China.

Em comunicado, o Pentágono informou que o THAAD contribui para "acrescentar uma camada de defesa de mísseis e reforça a aliança contra as ameaças norte-coreanas".

A decisão de instalar esse sofisticado sistema antimísseis na Coreia do Sul foi tomada ainda pelo presidente Barack Obama e agora é colocada em prática com a chegada de Donald Trump ao poder.

Além disso, o envio começou um dia depois de a Coreia do Norte ter lançado quatro mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão, sendo que três deles caíram em uma zona especial reivindicada por Tóquio.

O Comando do Pacífico citou a "aceleração" do programa de testes de armas nucleares da Coreia do Norte e o lançamento dos mísseis como algumas das razões para enviar o sistema para a Coreia do Sul.

Atualmente, 28.500 soldados americanos estão no território sul-coreano como parte de uma missão permanente mantida desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

"As continuadas provocações da Coreia do Norte, incluindo o lançamento de múltiplos mísseis ontem, confirma a decisão do ano passado de enviar o sistema THAAD à Coreia do Sul", disse em comunicado o almirante Harry Harris, comandante do Comando do Pacífico.

O Pentágono reiterou que a natureza do sistema THAAD é defensa e não representa uma ameaça para os demais países da região.

A China criticou fortemente a instalação do mecanismo na Coreia do Sul por considerá-lo como uma "ameaça clara, presente e essencial" aos interesses do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos