Forças iraquianas assumem controle da sede do governo regional em Mossul

Mossul (Iraque), 7 mar (EFE).- As forças conjuntas do Iraque retiraram nesta terça-feira, em Mossul, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) do complexo onde se encontra a sede do governo da província de Ninawa, informou à Agência Efe um alto comando militar.

As tropas da Polícia Federal conseguiram, após intensos combates com os jihadistas, assumir o controle do complexo público, onde se encontram também a sede policial, os tribunais e os escritórios da companhia de água, disse à Efe o comandante desta força, Raid Shaker Yaudat.

O complexo governamental, o mais importante desta cidade do norte do Iraque, está localizado perto da margem oeste do rio Tigre e nas portas da cidade velha, a área mais densamente povoada de Mossul.

A parte antiga é a região que os militares acreditam ser a mais complicada de recuperar, devido a suas ruas estreitas, que impedem a passagem dos carros blindados.

Desde ontem o acesso para a ponte Al-Hurriya (Liberdade) está sendo controlada, nos dois lados, pelas forças governamentais.

Esta é a segunda dos cinco pontes de Mossul tomadas por tropas iraquianas, embora todos elas estão praticamente destruídos.

A ofensiva na metade oeste de Mossul já acontece há duas semanas, enquanto os bairros ao leste do rio Tigre foram completamente libertados no mês de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos