Ministro turco viaja à Alemanha apesar de cancelamento de comício

Istambul, 7 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, viaja à cidade alemã de Hamburgo para fazer campanha pela reforma constitucional a favor de conceder todo o poder Executivo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, embora as autoridades municipais tenham proibido na segunda-feira a realização de um comício.

Çavusoglu decolou de Ancara em um avião oficial, informou a agência turca "Anadolu". A emissora "CNNTürk" acrescentou que o ministro fará um encontro com cidadãos turcos na residência do cônsul da Turquia em Hamburgo, após ter sido cancelada a realização do evento porque o local previsto descumpria a legislação contra incêndios.

A Alemanha tem cerca de 3,5 milhões de cidadãos de origem turca, dos quais 1,4 milhão têm direito a participar da consulta popular do dia 16 de abril na Turquia, na qual a reforma constitucional será aprovada ou não.

Antes de partir para Hamburgo, o próprio Çavusoglu denunciou a "atitude hostil" da Alemanha, onde foram cancelaram vários comícios com ministros turcos, e da Holanda, cujo governo se manifestou contrário a estes eventos eleitorais estrangeiros.

"Hoje vou a Hamburgo. Nesta tarde me reunirei em Hamburgo com nossos cidadãos. Ninguém poderá impedir, que não tentem impedir. Isso é a liberdade de reunião democrática. Não queremos ter más relações com a Alemanha nem com nenhum outro país. Mas faremos o necessário para nos opor às atitudes de inimizade", disse em declarações citadas pelo jornal "Habertürk".

Segundo a agência "Anadolu", Çavusoglu deve se reunir na quarta-feira com o colega alemão, Sigmar Gabriel, e visitar a Feira de Turismo de Berlim.

A reação turca aos cancelamentos de comícios foi muito dura e o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, chegou a compará-las com "práticas nazistas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos