Minoria sérvia da Croácia denuncia aumento da violência étnica

Zagreb, 7 mar (EFE).- Representantes da minoria sérvia da Croácia denunciaram nesta terça-feira um aumento da violência e das manifestações de ódio contra esta comunidade no ano passado e pediram ao governo conservador uma reação mais enérgica contra estes fenômenos.

Milorad Pupovac, o líder do principal partido da minoria sérvia na Croácia, o SNV, apresentou hoje aos veículos de imprensa na capital Zagreb um relatório no qual estão documentados 331 casos de violência de origem étnica contra esta minoria durante o ano de 2016.

Esse número representa um aumento de 58% em relação ao ano anterior, advertiu Pupovac.

"O governo (do primeiro-ministro Andrej) Plenkovic pensava que as mensagens democráticas que emite deteriam a onda de manifestações de ódio que herdou do governo anterior (também conservador), mas, evidentemente, isto não foi suficiente", declarou Pupovac.

O líder do SNV insistiu que os incidentes descritos não são "casos isolados", em referência à avaliação feita recentemente pela presidente croata, a conservadora Kolinda Grabar-Kitarovic, pois assegurou que o discurso de ódio "entrou também no espaço público".

Além disso, a organização Anistia Internacional e o Departamento de Estado dos Estados Unidos assinalam em seus relatórios sobre os direitos humanos em 2016 que a violência e o discurso de ódio contra as minorias representam um sério problema na Croácia.

Os sérvios respresentam 4,5% da população croata e a legislação permite que eles também possam desfrutar da nacionalidade sérvia e lhes garante três cadeiras no parlamento nacional.

Nos municípios onde representam um terço da população, os sérvios têm também direito a utilizar o alfabeto cirílico em órgãos públicos e que o mesmo seja ensinado nas escolas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos