Rússia anuncia trégua em Ghouta oriental, nos arredores de Damasco

Moscou, 7 mar (EFE).- O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta terça-feira o estabelecimento de uma trégua até o próximo dia 20 de março na região de Ghouta oriental, nos arredores de Damasco.

Segundo o Ministério, que cita um comunicado do Centro Russo de Reconciliação entre as partes em conflito na Síria, o cessar-fogo foi implementado à 0h01 (hora local) desta segunda-feira e ficará em vigor até às 23h59 de 20 de março.

Os militares russos assinalaram que até o momento não foram registradas violações da trégua.

Periodicamente, a Rússia e o governo sírio anunciam tréguas em diferentes regiões do país árabe com o objetivo permitir a separação das forças da oposição armadas dos grupos jihadistas.

Tanto Moscou como Damasco ressaltam que estas tréguas não representam uma pausa nas ações militares contra os grupos terroristas que atuam no país árabe.

O anúncio da interrupção de hostilidades em Ghouta oriental acontece às vésperas das conversas na próxima semana em Astana entre representantes da oposição armada e do governo sírio, com a participação de Rússia, Turquia e Irã.

As negociações, programadas para os próximos dias 14 e 15, terão a capital do Cazaquistão como sede pela terceira vez.

Na reunião anterior, realizada em meados de fevereiro, não houve um acordo para estabelecer um mecanismo de acompanhamento e supervisão do cessar-fogo que formalmente está em vigor na Síria desde 30 de dezembro do ano passado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos