Anne Hathaway é a porta-voz da campanha da ONU pela licença-maternidade

Nações Unidas, 8 mar (EFE).- A atriz Anne Hathaway passa a ser rosto a paritr desta quarta-feira da campanha da ONU Mulheres para implantar ao redor do mundo a licença-maternidade remunerada tanto para mães como para pais.

Hathaway estreou em seu novo papel como embaixadora de Boa Vontade desta agência das Nações Unidas coincidindo com as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

Em um discurso apaixonado, a atriz americana defendeu a necessidade de se criar "um mundo no qual as mulheres e os homens não sejam punidos economicamente por seu desejo de serem pais".

Hathaway, que teve seu primeiro filho no ano passado, explicou como a maternidade a fez planejar de forma muito mais profunda questões como o equilíbrio entre carreira profissional e família e o papel dos pais no cuidado das crianças.

"A suposição e a prática comum de que mulheres e meninas devem se ocupar do lar e da família é um estereótipo cruel que não só discrimina a mulher, mas limita a participação e a conexão do homem", ressaltou Hathaway.

Para a atriz, a licença-maternidade para mães e pais oferece "liberdade para definir papéis, para escolher como investir o tempo e para estabelecer novos ciclos positivos de comportamento".

A estrela de Hollywood insistiu assim na importância da licença-maternidade e de oferecer esse benefício aos dois progenitores.

"No mundo moderno, algumas famílias têm dois papais. Como a licença-maternidade pode ajudá-los?", apontou a atriz como exemplo.

"Para libertar a mulher, precisamos libertar o homem", insistiu Hatthaway.

A atriz direcionou boa parte de sua mensagem aos Estados Unidos, "o único país desenvolvido do mundo que não tem licença-maternidade remunerada" e que por lei oferece somente às mães 12 semanas sem salário.

Anne Hathaway lembrou que uma de cada quatro mães no país retornam ao trabalho apenas duas semanas após darem à luz porque não podem permitir-se mais, enquanto muitas outras não desfrutam das 12 semanas, embora possam fazê-lo, por medo de serem prejudicadas em sua carreira profissional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos