Colégio feminino é atacado com substâncias tóxicas no Afeganistão

Cabul, 8 mar (EFE).- Pelo menos 81 meninas tiveram que ser internadas nesta quarta-feira, após um grupo de homens armados e não identificados atacarem com substâncias químicas tóxicas o pátio de um colégio feminino na província de Faryab, no noroeste do Afeganistão.

Os agressores lançaram os agentes químicos pouco antes do meio-dia no Instituto Feminino Mir-Sayed, no distrito de Qarghan, o que fez com que muitas das vítimas perdessem a consciência, informou o porta-voz da polícia provincial, Karim Yorash.

"Neste incidente, 81 meninas foram envenenadas e a maioria delas desmaiou após inalar os agentes químicos, lançados por homens sem identificação", detalhou a fonte.

As jovens foram transferidas para um hospital do distrito vizinho de Balkhab e a maioria delas se encontra "estável" e "fora de perigo", por isso muitas receberam alta ao longo do dia.

A polícia iniciou uma investigação para determinar que tipo de substância foi utilizada no ataque e tentar encontrar os culpados, acrescentou Yorash, ao detalhar que ainda não foi realizada nenhuma detenção em relação ao caso.

Em meados do ano passado, o Afeganistão registrou uma onda deste tipo de envenenamento na qual centenas de meninas foram afetadas.

Muitos analistas afirmam que as intoxicações têm como responsáveis os talibãs, pois se opuseram tradicionalmente à educação das meninas e adolescentes e a proibiram durante o regime fundamentalista islâmico no país, de 1996 a 2001.

No entanto, porta-vozes dos rebeldes negaram envolvimento nesses incidentes e asseguraram inclusive que um novo governo no Afeganistão liderado por eles permitiria a educação feminina.

Desde a queda dos talibãs por causa da invasão americana em 2001, a comunidade internacional focou em impulsionar a educação feminina no Afeganistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos