Papa nomeia arcebispo da Paraíba e auxiliar de Belo Horizonte

Cidade do Vaticano, 8 mar (EFE).- O papa Francisco nomeou Manoel Delson Pedreira da Cruz como o novo arcebispo da Paraíba e Vicente de Paula Ferreira como o novo bispo auxiliar de Belo Horizonte, informou a Santa Sé nesta quarta-feira.

Monsenhor Manoel Delson nasceu em Biritinga, na Bahia, em 1954. Estudou Filosofia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza, em São Paulo, e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia, onde também fez Letras. Na Pontifícia Universidade Salesiana, na Itália, fez mestrado em Ciência da Comunicação Social.

Em 2006, foi nomeado bispo de Caicó, no Rio Grande do Norte, e em 2012 foi para a diocese de Campina Grande. Atualmente, é vice-presidente da Conferência Episcopal da região Nordeste 2, que engloba os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Por sua vez, Vicente de Paula nasceu em Ararai, no Espírito Santo, em 1970. Estudou Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também cursou Ciência da Religião. Estudou Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, e se especializou em Psicologia, em Juiz de Fora.

Em 1992, entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor, na qual foi promotor vocacional, formador do pré-noviciado e presidente da União dos Redentoristas do Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos