Chileno que aluga casa a Ivanka Trump está em litígio com governo dos EUA

Santiago do Chile, 9 mar (EFE).- O magnata chileno Andrónico Luksic, proprietário da residência em Washington alugada por Ivanka Trump, reagiu a um artigo do jornal "The Wall Street Journal" que revelou a relação comercial e o litígio de uma de suas empresas com o governo dos EUA.

A nota jornalística faz relação entre Luksic, um dos empresários mais ricos do Chile e que aluga a casa à filha de Trump, e um processo que uma de suas empresas mantém contra o governo dos EUA pelo bloqueio de um projeto mineiro em Minnesota.

"Lamentável artigo que mistura dois temas completamente independentes. Com que propósito?", disse na rede social Luksic, que possui uma fortuna de cerca de US$ 13,2 bilhões segundo a revista "Forbes".

O empresário, além disso, descartou ter alguma relação ou proximidade com Donald Trump ou sua família.

"Não conheço o presidente Trump e nem nenhum membro de sua família. Há 4 ou 5 anos o cumprimentei no estádio dos Patriots em Boston", comentou Luksic, que disse que é firma Blue Lagoon, que controla, foi responsável por alugar a propriedade à filha do líder americano.

"Qual é o escândalo? Foi alugada uma casa e pagam um bom preço", sustentou.

Perguntado por outro usuário do Twitter sobre as razões de alugar a casa para Ivanka Trump, o magnata afirmou que "há mais de 15 anos fazemos investimentos nos Estados Unidos, este é um aluguel a mais".

Segundo o "The Wall Street Journal", a empresa de Luksic comprou a propriedade por US$ 5,5 milhões, poucas semanas antes de a filha do presidente americano e seu marido, Jared Kushner, terem se mudado em janeiro.

O projeto mineiro em Minnesota, impulsionado por outra empresa de Luksic, consistia na construção de uma grande mina de cobre nas imediações de uma zona de florestas e lagos protegida pelo governo dos EUA desde 1925 e foi bloqueado pelo governo de Barack Obama por razões ambientais.

No entanto, afirmou o "The Wall Street Jornal", a companhia de Luksic e alguns políticos de Minnesota estão pressionando a Administração de Donald Trump para que reverta essa resolução.

Rodrigo Terré, encarregado dos investimentos pessoais de Luksic, negou "categoricamente" que exista qualquer tipo de relação entre o aluguel da casa de Washington a Ivanka Trump e a disputa sobre a construção da mina em Minnesota.

Também afirmou que a propriedade em Washington está alugada "a preço de mercado" a Ivanka Trump, enquanto um porta-voz da Casa Branca indicou que o preço do aluguel "é justo" e afirmou que o conflito mineiro não foi debatido, pois quando foi alugada, não eram conhecidos os interesses comerciais de Luksic nos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos