EUA dizem que licitação do muro com o México gerou "muito interesse"

Washington, 9 mar (EFE).- O governo dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que o projeto para licitar a construção do muro na fronteira com o México gerou "muitas expressões de interesse" e antecipou que, a partir da próxima quinta-feira, serão anunciados os requisitos finais que as empresas interessadas devem cumprir.

Até agora, 582 companhias expressaram interesse na construção do muro, uma das principais promessas de campanha do presidente do país, Donald Trump.

Em um site para empresas que querem fazer negócios com o governo, o Departamento de Segurança Nacional e o Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça agradeceram às "muitas expressões de interesse recebidas".

Por causa do interesse, em outra breve notificação, o governo disse que as companhias devem apresentar projetos que incluam muros de 9,14 metros de altura, que cumpram com os requisitos de "estética, antiescalada e resistência à danos".

O governo de Trump divulgou as primeiras informações sobre o processo de licitação do muro no dia 24 de fevereiro. E informou que quer começar a construção nas cidades fronteiriças de El Paso (Texas), Tucson (Arizona) e El Centro (Califórnia).

O muro na fronteira foi uma das promessas eleitorais mais populares do Trump, que garante que o custo da obra será pago pelo México. O presidente do país vizinho, Enrique Peña Neto, nega categoricamente que irá pagar pela construção.

O custo inicial passou de US$ 8 bilhões, calculado por Trump, para US$ 21,6 bilhões, segundo o Departamento de Segurança Nacional. EFE

bpm/lvl

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos