Nova rodada de negociações da Síria será entre 14 e 15 março no Cazaquistão

Astana, 9 mar (EFE).- A terceira rodada de negociações internacionais sobre o fim do conflito na Síria será realizada em 14 e 15 de março na capital do Cazaquistão, Astana, informou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores do país centro-asiático.

"O Cazaquistão está disposto a seguir contribuindo com os esforços internacionais para resolver a situação na Síria e buscar uma solução política para o conflito", disse o Ministério em comunicado.

As consultas preliminares estão programadas para 14 de março, e uma reunião plenária será realizada no dia seguinte.

"As delegações de Rússia, Turquia e Irã tomarão parte nas conversas. Convidamos representantes da ONU, dos Estados Unidos e da Jordânia. As delegações do governo sírio e a oposição armada da Síria devem confirmar sua participação", acrescentou o governo cazaque.

Esta será a terceira reunião em Astana, que em janeiro e fevereiro abrigou duas rodadas de conversas internacionais de alto nível e uma reunião técnica de especialistas.

O principal resultado das negociações foi o acordo de Rússia, Turquia e Irã sobre a criação de um grupo operacional para a supervisão da trégua na Síria, mas o mesmo não foi adotado pela oposição armada síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos