ONU distribui merendas para crianças nos colégios de Aleppo

Damasco, 9 mar (EFE).- O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU começou nesta semana a distribuir merendas aos estudantes de colégios públicos da cidade de Aleppo, no norte da Síria, informou o órgão nesta quinta-feira em comunicado.

O PMA distribuiu comida para 15.000 crianças em 30 escolas desde o começo desta iniciativa, no último dia 5, e a merenda inclui leite com vitaminas e uma barrinha de tâmaras, que "fornecem os nutrientes para que possam concentrar-se e aprender durante as aulas", garantiu a nota.

"Muitas crianças não foram ao colégio durante anos porque era perigoso demais sair de casa devido aos combates constantes", destacou o diretor do PMA para a Síria, Jacob Kern.

"Agora que uma estabilidade relativa voltou a Aleppo, estas merendas diárias encorajam os pais a mandar as crianças à escola, principalmente as meninas", acrescentou Kern.

O PMA também começou a oferecer refeições frescas a mais de 2.000 estudantes em dois centros educativos de Aleppo, que são feitas diariamente por 20 mulheres da cidade.

A refeição consiste em um sanduíche e em um pedaço de fruta ou verdura, alimentos frescos aos quais não têm acesso os menores em muitas ocasiões devido à violência ou à falta de recursos.

O órgão da ONU detalhou que, no marco de seu programa, ofereceu refeições nos colégios desde 2014 e que, no final do ano acadêmico de 2016, tinha expandido a ajuda a até meio milhão de crianças em dez províncias sírias.

Em 2017, o PMA planeja alcançar até 750.000 estudantes em todo o país, além de oferecer apoio a 50.000 crianças que não estão escolarizadas, segundo o comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos