Polônia ameaça bloquear conclusões de cúpula europeia

Bruxelas, 9 mar (EFE).- A primeira-ministra da Polônia, Beata Szydlo, comentou nesta quinta-feira a possibilidade de seu país não aceitar as conclusões da cúpula europeia realizada em Bruxelas, devido à reeleição do polonês Donald Tusk como presidente do Conselho Europeu.

"A Polônia vai exercer o direito de veto sobre as conclusões da cúpula", declarou a governante durante uma entrevista coletiva realizada após a primeira sessão do Conselho Europeu, acrescentando que se um Estado-membro não aceita as conclusões, "a cúpula não é válida".

Os líderes europeus finalizarão nesta noite os detalhes das conclusões desta cúpula.

Pouco antes, Tusk pediu para a Polônia manter uma "atitude política responsável" e não "queimar pontes" com a União Europeia, depois que Varsóvia foi o único sócio entre os 28 países da UE a vetar sua reeleição no cargo na cúpula de Bruxelas.

"Às vezes somos emocionais, somos apenas pessoas, mas hoje o que necessitamos é uma atitude política muito responsável e razoável, especialmente no que se refere às discussões sobre o futuro da Europa", declarou Tusk em entrevista coletiva durante o Conselho Europeu.

"Espero que isto também esteja claro para meus colegas poloneses", advertiu o político democrata-cristão e ex-primeiro-ministro da Polônia até antes de assumir seu primeiro mandato como presidente do Conselho da União Europeia em dezembro de 2014.

O enfrentamento entre o governo polonês e Tusk, que seguirá à frente desse órgão europeu até novembro de 2019, se explica pelo fato de que o presidente do Conselho, do partido Plataforma Cívica, foi primeiro-ministro da Polônia entre 2007 e 2014, antes que chegassem ao poder os eurocéticos do Liberdade e Justiça.

O governo polonês manteve até o último momento seu candidato alternativo a Tusk, o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski, da mesma nacionalidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos