Sobe para 34 o número de meninas mortas em incêndio em abrigo na Guatemala

(Atualiza número de mortos).

Cidade da Guatemala, 9 mar (EFE).- O número de jovens mortas na Guatemala após o incêndio ocorrido em um centro de menores aumentou nesta quinta-feira para 34, enquanto 20 permanecem internadas em consequências das chamas provocadas enquanto protestavam por supostos abusos sexuais e físicos.

Do total de vítimas, 12 morreram nas últimas horas e as que seguem internadas apresentam queimaduras de até quarto grau, razão pela qual a maioria delas, de entre 12 e 17 anos, está em estado grave e o risco de morte é alto.

Segundo as primeiras investigações, o fogo foi originado pelas próprias jovens em colchões do Hogar Virgen de la Asunción, um abrigo administrado pelo Estado e com uma superlotação que já tinha motivado múltiplas denúncias.

Um jovem do centro, Daniel, contou à imprensa que as meninas estavam encarceradas em um sala de aula no momento da tragédia e denunciou que as autoridades demoraram muito em reagir.

O abrigo de menores, localizado no município de San José Pinula, esteve envolvido em polêmica desde o ano passado.

Pelo menos 47 jovens fugiram nessa ocasião, o que levou a secretaria da presidência encarregada da guarda e custódia a destituir o então diretor.

No centro, estão internados 748 menores de ambos sexos, embora tenha capacidade para 400.

Entre eles, além de órfãos e vítimas de violência, também há alguns acusados de pertencer a grupos criminosos, segundo denunciaram os familiares.

Perante o ocorrido, o governo destituiu o diretor, decretou três dias de luto e reconheceu que a tragédia poderia ter sido evitada, mas responsabilizou também as autoridades judiciais por não autorizar a transferência dos menores mais problemáticos a outros centros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos