UE reelege polonês Donald Tusk como presidente do Conselho Europeu

Bruxelas, 9 mar (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, foi reeleito nesta quinta-feira para o cargo para um mandato de outros dois anos e meio durante uma cúpula de chefes de Estado e do governo da União Europeia (UE), informou o presidente do parlamento europeu, Antonio Tajani.

"O presidente Tajani felicita Donald Tusk, reeleito presidente do Conselho Europeu até novembro de 2019", declarou o líder do parlamento por meio de sua conta no Twitter.

O político polonês respondeu em outra mensagem na mesma rede social: "Obrigado por manter os dedos cruzados e por seu cordial apoio", acrescentando que fará "o que puder para melhorar a UE".

Os líderes resolveram em cerca de meia hora o assunto da reeleição de Tusk, que a maioria dava como certa já em sua chegada à cúpula, apesar da discordância da Polônia.

Atualmente, os presidentes do Conselho Europeu, do parlamento europeu e da Comissão Europeia (o luxemburguês Jean-Claude Juncker) pertencem ao Partido Popular Europeu (PPE), embora tradicionalmente as instituições tentem buscar um equilíbrio entre as legendas majoritárias.

Só a primeira-ministra da Polônia, Beata Szydlo, advertiu antes de começar a sessão que a Polônia não apoia a reeleição de Tusk, e ressaltou que seu país não aceitaria uma decisão sem seu respaldo.

A eleição para esse posto não requer, no entanto, a unanimidade dos países, uma vez que basta que se obtenha uma maioria qualificada para sua aprovação.

Nos últimos dias surgiram dúvidas sobre a reeleição de Tusk, por causa da oposição da Polônia, seu próprio país de origem, que propôs o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski, da mesma nacionalidade, para substitui-lo.

Saryusz-Wolski, no entanto, foi expulso do PPE nesta segunda-feira e afastado da vice-presidência do partido por sua vontade de continuar sendo candidato ao Conselho Europeu em substituição de seu compatriota Tusk.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos