Buhari retorna à Nigéria após mais de 1 mês em Londres por tratamento médico

Abuja, 10 mar (EFE).- O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, retornou nesta sexta-feira a seu país após passar mais de um mês em Londres por conta de um tratamento médico, embora não retornará ao cargo até que não esteja totalmente recuperado.

"Voltei perto do fim de semana para poder descansar um pouco mais", afirmou o líder em comunicado divulgado aos veículos de imprensa após sua chegada a Abuja, a capital do país, onde mostrou um aspecto físico bastante deteriorado.

Buhari, de 74 anos, viajou em um helicóptero do Exército à capital porque o aeroporto está fechado pela reconstrução de sua única pista de aterrissagem e o avião presidencial teve que aterrissar em Kaduna, cerca de 120 quilômetros ao norte de Abuja.

O vice-presidente, Yemi Osinbajo, que ocupa o cargo de presidente interino desde que Buhari viajou, lhe deu as boas-vindas na residência presidencial junto a altos funcionários do governo e alguns parentes.

Pela primeira vez, o presidente nigeriano explicou que sua ausência do país se deveu a uma doença, embora não tenha dado mais detalhes a respeito, apesar dos vários rumores nas últimas semanas sobre sua saúde.

Em 19 de janeiro, Buhari comunicou que iria passar duas semanas em Londres por conta de um tratamento médico, embora depois tenha estendido sua estadia para se submeter a mais exames, explicou seu porta-voz, Femi Adesina.

Buhari foi eleito presidente da Nigéria nas eleições de 2015, quando venceu o então presidente, Goodluck Jonathan, em uma vitória histórica, já que foi a primeira vez que um partido da oposição chegou ao poder. EFE

po/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos