Caso contra "El Chapo" em Nova York terá novo procurador

Nova York, 10 mar (EFE).- O caso na Justiça dos Estados Unidos contra o narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán terá um novo procurador, após a saída nesta sexta-feira do atual responsável, Robert L. Capers.

O afastamento de Capers aconteceu a pedido do governo de Donald Trump, que vai substituir todos os procuradores federais escolhidos por Barack Obama, algo habitual quando há uma mudança de inquilino na Casa Branca.

"Nesta tarde fui ordenado a deixar meu posto como procurador dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York", declarou Capers em um breve comunicado.

O procurador serviu durante os últimos 17 meses nesse cargo, no qual substituiu Loretta Lynch, que foi nomeada por Obama em 2015 como procuradora-geral dos EUA.

Por enquanto, a chefia da procuradoria do Distrito Leste de Nova York, com sede em Brooklyn, será ocupada pela interina Bridget M. Rohde.

Este escritório conduz a acusação contra "El Chapo", extraditado aos EUA no último dia 19 de janeiro e que pode ser condenado à prisão perpétua.

Além disso, a procuradoria federal do Brooklyn se ocupa de outros processos muito conhecidos como o da corrupção no seio da Fifa e de vários assuntos de terrorismo.

No total, o Departamento de Justiça pediu hoje a renúncia de 46 procuradores federais escolhidos por Obama que ainda continuavam em seus postos.

A decisão do Departamento comandado por Jeff Sessions inclui também a priori o procurador do Distrito Sul de Nova York, o midiático Preet Bharara, que há alguns meses aceitou uma proposta de Trump para continuar no posto.

Bharara, cujo escritório maneja casos de terrorismo internacional, corrupção, narcotráfico e fraudes das bolsas de valores em Wall Street, e que levou à prisão vários banqueiros, foi designado para o posto em agosto de 2009 por Obama.

Depois de se reunir com Trump em novembro do ano passado, Bharara disse que tinha aceitado o pedido do então presidente eleito e de Sessions para manter-se no cargo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos