Topo

Papa visitará Colômbia em setembro como "missionário da reconciliação"

Vincenzo Pinto/AFP
Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

Em Bogotá

10/03/2017 18h02

O papa Francisco visitará a Colômbia entre os dias 6 e 10 de setembro com o objetivo de servir de "missionário da reconciliação" e se encontrará com indígenas, pobres e vítimas do conflito de um país que sonha com paz.

O anúncio da viagem do pontífice foi feita de forma simultânea hoje em Roma e Bogotá. O papa chegará à capital colombiana no dia 6 de setembro e no dia seguinte começa sua agenda pelo país.

Francisco viajará no dia 8 para Villavicencio, capital do departamento de Meta, no centro do país, e seguirá no dia seguinte para Medellín. Por fim, o pontífice encerra a passagem no dia 10 em Cartagena de Índias, de onde voltará a Roma pela noite.

"Sua Santidade nos deu coragem e impulso, e insistiu que todos perseverassem na busca da paz. Agora, vem à Colômbia em um momento único de nossa nação para nos convidar à união, à reconciliação, ao perdão e, sobretudo, ao encontro", afirmou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na sede da Conferência Episcopal.

Santos, que no último dia 16 de dezembro se reuniu com o papa acompanhado do ex-presidente Álvaro Uribe, afirmou que Francisco é um "construtor de pontes e não de muros", algo que é o que o país mais precisa em sua opinião após a assinatura do acordo de paz que pôs fim a cinco décadas de conflito armado com as Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia (Farc).

Hoje também foi apresentado aos jornalistas o lema da visita oficial do papa à Colômbia: "Demos o primeiro passo".

"Dar o primeiro passo tem um profundo significado, significa deixar para trás uma situação obscura, confusa e pessimista para nos abrirmos para uma sociedade cheia de entusiasmo, alegria e que acredita em si própria", disse o monsenhor Fabio Suescún, que comandará o comitê que organizará a visita.