Presidente do Cazaquistão assina reforma da Constituição

Astana, 10 Mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assinou a reforma da Constituição que fortalece a separação de poderes e transfere alguns deles desde a presidência ao governo e ao parlamento, informou nesta sexta-feira o palácio presidencial Akorda.

"Alguns poderes presidenciais foram delegados a outros ramos do governo, fortalecendo assim sua independência e responsabilidade nas decisões", disse Nazarbayev durante a cerimônia da assinatura pública.

Segundo o líder, "o parlamento receberá novos poderes para o controle das atividades do governo e dos órgãos executivos".

Os deputados veem fortalecido assim seu papel nos assuntos públicos e poderão nomear ministros e exigir sua renúncia.

Além disso, o governo terá a faculdade de conduzir diretamente a economia.

"Tenho certeza de que a ampliação dos poderes do parlamento e do governo contribuirá para uma conquista mais eficaz dos objetivos da terceira modernização da economia", disse Nazarbayev.

O líder cazaque afirmou que com essas medidas, o sistema político irá adquirir um maior grau de democracia e estabilidade.

"O Cazaquistão seguirá tendo uma forma de governo presidencial, mas o poder estará mais equilibrado e será mais flexível e eficaz", sustentou o líder.

O grupo encarregado das reformas esteve dirigido pelo chefe da Administração presidencial, Adilbek Dzhaksibekov, e integrado por membros do governo, do parlamento e da Suprema Corte, entre outros órgãos do Estado, além de analistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos