Ataque contra aeroporto militar da Otan no leste Afeganistão deixa um morto

Cabul, 11 mar (EFE).- Um grupo de homens armados atacou neste sábado um aeroporto militar da Otan na província de Khost, no leste do Afeganistão, durante o qual um deles acabou sendo abatido pelas tropas internacionais, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"Três homens armados tentaram atacar um aeroporto militar na província de Khost, onde um deles foi abatido e os outros dois conseguiram fugir do local", indicou o chefe da polícia provincial, o general-de-brigada Faizullah Ghairat.

Um dos supostos insurgentes morreu por disparos das forças da Otan destacadas em um acampamento no interior do aeroporto, detalhou o comandante policial, ao assegurar que o ataque foi frustrado e que não há enfrentamentos na região, como publicaram veículos de imprensa locais.

Nenhum grupo insurgente reivindicou até agora a autoria da ação.

As imediações do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, na capital Cabul, são alvos frequentes de ataques insurgentes. Em dezembro de 2015, 68 pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas em um atentado talibã contra o aeroporto de Kandahar, no sul, que durou cerca de 24 horas.

A Otan continua no país em missão de assistência e capacitação das tropas afegãs com 13 mil soldados, dos quais os Estados Unidos devem manter 8.400 este ano, por volta de 6 mil deles como parte do contingente da aliança e o restante em tarefas antiterroristas.

A violência no Afeganistão vem aumentando nos últimos dois anos, após o término da missão de combate da Otan no país e, neste momento, o governo afegão controla 57% do território, segundo o Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos