Partido de Modi vence de forma arrasadora em estado mais populoso da Índia

Nova Délhi, 11 mar (EFE).- O Partido do Povo Indiano (BJP), do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, venceu neste sábado as eleições regionais de dois estados, incluindo o mais populoso do país, resultado que garante a maioria necessária na câmara alta do parlamento para aprovar várias reformas essenciais.

Os resultados divulgados hoje pela Comissão Eleitoral da Índia indicaram uma arrasadora maioria ao partido de Modi, que venceu 312 das 403 circunscrições eleitorais em disputa no estado de Uttar Pradesh, com 200 milhões de habitantes e o que mais representantes garante na câmara alta, com 31 parlamentares.

Em uma eleição considerada como um termômetro para o pleito geral de 2019, o BJP deixou fora de combate a coalizão entre o partido que comandava o governo regional, o Partido Socialista, e o principal grupo de oposição em nível nacional, o Partido do Congresso, da dinastia Nehru-Gandhi.

A aliança conquistou pouco mais de 50 circunscrições no maior estado do país, em uma nova derrota para o histórico Partido do Congresso após três anos de duros golpes eleitorais.

O BJP também venceu de forma arrasadora em Uttarakhand, onde ficou com 57 das 70 circunscrições, mas acabou derrotado pelo Partido do Congresso em Goa e Manipur, os principais distritos do estado. Por enquanto, não foram anunciadas possíveis coalizões para governar a região.

Modi parabenizou o partido pelos resultados da eleição, apesar da derrota para os opositores em Punjab.

A composição dessas cinco assembleias regionais, onde são eleitos os senadores, garante ao BJP a maioria na câmara alta, na qual o partido não tinha apoio suficiente para aprovar leis que considera necessárias para promover reformas no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos