Partido do premiê lidera resultados eleitorais no maior estado da Índia

Nova Délhi, 11 mar (EFE).- O BJP, o partido do primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, lidera os resultados nas eleições regionais no maior estado do país, Uttar Pradesh, o que o aproxima da maioria necessária na Câmara Alta do parlamento para aprovar várias reformas essenciais.

Os resultados preliminares divulgados neste sábado pela Comissão Eleitoral da Índia contabilizam uma arrasadora maioria para o partido nacionalista hindu de Modi, com 310 dos 403 distritos eleitorais em jogo em Uttar Pradesh, um pleito que serve de termômetro para as eleições gerais de 2019.

Faltando concluir a apuração nos cinco estados indianos que compareceram às urnas nas últimas semanas, o BJP parece ter deixado fora de combate a coalizão entre o atual partido do governo regional, o Samajwadi Party, e a principal legenda de oposição em nível nacional, o Partido do Congresso, da dinastia Nehru-Gandhi.

Segundo os resultados preliminares, a aliança somaria pouco mais de 50 distritos no maior estado do país, que tem 200 milhões de habitantes e conta com o maior número de representantes na Câmara Alta indiana, com 31 senadores.

Tudo indica que o BJP também sairá com a vitória em Uttarakhand, no norte, onde venceria em 57 dos 70 distritos, enquanto em Goa, no sudoeste, e Manipur, nordeste, a disputa com o Partido do Congresso está mais acirrada.

As eleições em Manipur teve como candidata a ativista indiana Irom Sharmila, que há sete meses abandonou uma greve de fome de 16 anos contra uma lei que dá permissões extrajudicias às forças de segurança, mas ela fracassou e obteve apenas algumas dezenas de votos.

A composição das assembleias regionais, onde são eleitos os senadores nacionais, será determinante para o sucesso do partido de Modi, que não tem na Câmara Alta uma maioria que lhe permita aprovar as leis que considera necessárias para aplicar suas reformas.

Embora os nacionalistas hindus contem com a maioria na Câmara Baixa, com 339 dos 545 deputados, têm apenas 73 dos 250 senadores na Câmara Alta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos