Polícia alemã detém suspeitos por "indícios" de atentado

Berlim, 11 mar (EFE).- A polícia da Alemanha deteve neste sábado duas pessoas em Oberhausen por relação com os "indícios concretos" de que um atentado seria cometido contra um grande centro comercial na cidade de Essen, que foi fechado por motivos de segurança.

A polícia do estado federado da Renânia do Norte-Vestfália informou que a última detenção aconteceu às 13h10 GMT (10h10 de Brasília) em um cibercafé de Oberhausen e que os agentes vão interrogar o suspeito em breve, além de fazer buscas em sua residência, segundo um comunicado.

Quarenta minutos antes, outro suspeito também foi detido em Oberhausen que poderia estar relacionado com os supostos planos terroristas, e os agentes fizeram buscas em sua casa.

As identidades dos dois detidos não foram divulgadas e o único detalhe que se sabe sobre os mesmos é que ambos são do sexo masculino.

As forças de segurança também informaram que vão elevar sua presença em outro centro comercial, desta vez em Oberhausen, para dissuadir qualquer tipo de ação.

"O núcleo das investigações policiais está atualmente em Oberhausen, já que o centro comercial desta cidade também representa um alvo potencial em termos gerais. A polícia vai aumentar sua presença no local", diz o texto da corporação.

No entanto, as forças de segurança ressaltaram que, "por enquanto, não há nenhum indício concreto de um ataque planejado contra" o complexo comercial de Oberhausen.

Enquanto isso, o Limbecker Platz, um complexo comercial no centro de Essen com várias andares e mais de 200 lojas, continua fechado e cercado por um forte dispositivo policial, assim como a estação do metrô que possui conexão direta com seu interior.

As forças de segurança advertiram em um comunicado anterior que contavam com "indícios concretos de um possível ataque" neste estabelecimento e que, "por razões de segurança", "para evitar possíveis riscos aos visitantes", está proibido "o acesso às lojas e ao estacionamento".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos