Polícia alemã fecha centro comercial por "indícios" de possível ataque

(Atualiza com mais detalhes).

Berlim, 11 mar (EFE).- A polícia da Alemanha fechou neste sábado um grande centro comercial em Essen, no oeste do país, após obter "indícios concretos" de que um atentado contra suas instalações estava sendo preparado.

Em um comunicado, a polícia informou que o centro comercial de Limbecker Platz, um complexo de vários andares com cerca de 200 lojas no centro da cidade e que recebe cerca de 60 mil visitantes por dia, permanecerá completamente fechado, pelo menos hoje, "por razões de segurança".

"A polícia tem indícios concretos de um possível ataque. Para evitar possíveis riscos aos visitantes, não será permitido o acesso às lojas, nem ao estacionamento", explicou a corporação em comunicado.

Além disso, também foi fechada por segurança uma estação de metrô que possui conexão direta com o interior do complexo comercial.

Segundo vários veículos de imprensa alemães, os detalhes deste possível ataque foram oferecidos pelo serviço secreto do país, que notificaram ontem a polícia do estado federado da Renânia do Norte-Vestfália, que deu início à operação.

O jornal "Bild" afirmou em seu site que o plano para o atentado neste centro comercial consistia em um ataque combinado com vários terroristas suicidas.

A emissora de televisão "n-tv", por sua vez, acrescentou que as informações eram "muito concretas" e continham detalhes como a hora e o local do atentado.

As forças de segurança trabalham "sob forte pressão" para esclarecer esta "ameaça" - que afeta "exclusivamente" este centro comercial - e deslocou para o complexo uma centena de efetivos especializados - alguns com fuzis automáticos - e uma unidade de cães farejadores para buscar explosivos.

O nível de alerta por ameaça terrorista é elevado há meses na Alemanha, onde no ano passado houve três atentados islamitas.

O maior deles aconteceu em um mercado de rua natalino em Berlim, no dia 19 de dezembro, quando o terrorista tunisiano Anis Amri avançou com um caminhão contra a multidão, matando e ferindo várias pessoas.

O complexo de Limbecker Platz em Essen conta com mais de 200 estabelecimentos, de supermercados e drogarias a lojas de roupas e tecnologia, e tem aproximadamente 70 mil metros quadrados, o que o transforma em um dos maiores shoppings da Alemanha, segundo informações de seu site.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos