Chile declara alerta vermelho em duas cidades por incêndio florestal

Santiago do Chile, 12 mar (EFE).- As autoridades do Chile declararam neste domingo alerta vermelho nas cidades de Viña del Mar e Valparaíso por causa de um incêndio florestal que já consumiu uma superfície de 250 hectares na região.

O prefeito de Valparaíso, Gabriel Aldoney, anunciou hoje a suspensão das aulas amanhã em Viña del Mar como medida para facilitar o acesso dos veículos de emergência às regiões afetadas.

O incêndio, que começou hoje em Valparaíso, avançou em direção à cidade de Viña del Mar e atinge também outras localidades, como Algarrobo e El Quisco.

"Todo o Corpo de Bombeiros de Viña del Mar e de Valparaíso estão com o grupo florestal. Sete unidades de brigadas da Corporação Nacional Florestal, quatro aviões, quatro helicópteros e há outros dois a caminho", disse o diretor regional do Escritório Nacional de Emergência, Guillermo de la Maza, sobre os trabalhos que estão sendo realizados para conter o fogo.

As autoridades também estão avaliando a possibilidade de evacuar algumas das pessoas que vivem em acampamentos que podem ser afetados pela fumaça provocada pelo incêndio.

Por causa do fogo, o fornecimento de energia elétrica de 284 mil pessoas dos municípios de Valparaíso, Cartagena, Viña del Mar, Quilpué, Algarrobo, El Quisco, El Tabo e Casablanca foi cortado.

O serviço será restabelecido assim que a fumaça diminuir, disseram as autoridades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos