Topo

Forças iraquianas recuperam quase metade do oeste de Mossul

Fumaça é vista em Mossul após bombardeios em confrontos entre exército do Iraque e Estado Islâmico - Ahmad Al-Rubaye/AFP
Fumaça é vista em Mossul após bombardeios em confrontos entre exército do Iraque e Estado Islâmico Imagem: Ahmad Al-Rubaye/AFP

12/03/2017 06h47

As forças iraquianas recuperaram quase metade do oeste da cidade de Mossul, no norte do Iraque, do controle do grupo terrorista EI Estado Islâmico (EI), informou neste domingo à Agência Efe uma fonte militar.

"Liberamos quase 50% do oeste de Mossul", garantiu o chefe das operações conjuntas iraquianas, o comandante Taleb Shaghati, que detalhou que "as forças iraquianas se encontram agora no centro" da parte ocidental da cidade iraquiana, dividida em dois pelo rio Tigre.

Shaghati acrescentou que as unidades militares libertaram, até o momento, um total de 15 bairros no eixo ocidental da cidade. Nas palavras do comandante iraquiano, "este avanço será o golpe definitivo no terrorismo".

As tropas já haviam assegurado anteriormente o controle de instalações importantes no oeste de Mossul, como a sede do governo regional e o aeroporto.

O exército e a polícia do Iraque realizam uma operação para expulsar o EI da metade oeste de Mossul, seu último grande reduto no Iraque, após começar no último dia 19 de fevereiro a fase final da ofensiva.

Em janeiro, as forças iraquianas conseguiram libertar a metade leste da cidade, que é a terceira mais populosa do país.