Milícias ganham terreno contra EI ao leste da cidade de Al Raqqa, na Síria

Cairo, 12 mar (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, avançaram neste domingo frente ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em áreas ao leste da cidade de Al Raqqa, no centro-norte da Síria.

As FSD informaram em comunicado através do Facebook que expulsaram os extremistas da população de Kas Uyail, que fica 48 quilômetros a sudeste de Al Raqqa.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), por sua vez, assegurou que as FSD tomaram hoje o controle de duas localidades ao leste de Al Raqqa - a capital do "califado" proclamado em 2014 pelos jihadistas - após combates contra os radicais.

Um desses lugares conquistados pelas FSD é a localidade de Al Matab, onde pelo menos 30 pessoas morreram há três dias, entre civis e membros do EI, por bombardeios de supostos aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, lembrou o OSDH.

A aliança oferece cobertura aérea às FSD, que operam no terreno com o apoio de militares americanos.

O governo dos EUA aprovou nesta semana o envio de um contingente de 400 soldados que se juntarão a outros 500 que já operam em território sírio em apoio às FSD, dentro da operação a "Ira do Eufrates", lançada em novembro do ano passado com o objetivo de expulsar o EI de Al Raqqa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos