Bombardeio da coalizão mata dirigente do Estado Islâmico em Mossul

Mossul (Iraque), 13 mar (EFE).- Um importante dirigente administrativo do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreu em um bombardeio da aviação da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, no oeste da cidade iraquiana de Mossul, informou nesta segunda-feira o Comando de Operações Conjuntas.

Em comunicado, o Comando identificou o dirigente como Mahmoud Fathi al Jabouri, apelidado de Abu Rosul, que morreu em um ataque da coalizão entre as zonas de Al Mossul Al Yadida e Al Islah Al Zeraai, no oeste da cidade de Mossul, onde o exército luta para expulsar os jihadistas.

Por outra parte, a coalizão destruiu dois veículos-bomba em dois bombardeios quando eram transportados da parte leste (controlada pelas forças iraquianas desde janeiro) à oeste.

O Comando esclareceu que o EI tentava transferir os dois veículos em um ferry no rio Tigre perto da região de Badush, situada cerca de 25 quilômetros ao oeste de Mossul.

Os bombardeios da coalizão destruíram também uma fábrica de artefatos explosivos e bombas na região de Al Islah Al Zeraai.

Por sua parte, a força aérea iraquiana bombardeou vários armazéns de armas e munição, assim como um centro de comunicações nos bairros de Al Qalaam, Al Qadesiya e Al Salam no centro da comarca de Tal Afar, 60 quilômetros ao oeste de Mossul.

O enviado presidencial americano para a coalizão internacional contra o Estado Islâmico, Brett McGurk, declarou durante sua visita a Bagdá que o grupo terrorista perdeu 65% dos territórios que controlava no Iraque.

No último dia 19 de fevereiro, as forças iraquianas conjuntas - nas quais está incluída a Multidão Popular - lançaram uma ofensiva sobre a parte ocidental de Mossul, cuja metade oriental foi reconquistada em janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos