Dois trabalhadores da ONU e quatro congoleses são sequestrados na RDC

Kinshasa, 13 mar (EFE).- Dois trabalhadores da Missão da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO) foram sequestrados junto a outros quatro cidadãos congoleses no centro do país, informou nesta segunda-feira o governo.

O americano Michael Sharp e a suíça Zaida Catalan foram sequestrados por homens armados ainda não identificados quando viajavam em uma moto junto a quatro habitantes locais perto da cidade de Ngombe, na província de Kasai Central.

Segundo explicou o ministro da Informação, Lambert Mende, as circunstâncias nas quais aconteceu o sequestro "ainda não estão claras".

Embora não tenha precisado quando aconteceu o incidente, afirmou que as autoridades abriram uma investigação para localizar e libertar os sequestrados e levar perante a Justiça os responsáveis.

Recentemente, a Human Rights Watch pediu às autoridades que investiguem "de forma imparcial" as execuções supostamente ilegais de milicianos por militares nesta região, após a divulgação na internet de um vídeo no qual soldados das Forças Armadas congolesas matando a tiros pelo menos 13 supostos milicianos armados com paus e fundas.

Em julho, uma onda de violência a grande escala explodiu na província de Kasai Central e se expandiu posteriormente às vizinhas Kasai e Kasai Oriental, onde morreram umas 280 pessoas.

A MONUSCO foi criada em 1999 e para Nações Unidas continua sendo necessária para contribuir a estabilização do país, imerso em um frágil processo de paz após a segunda guerra do Congo (1998-2003).

Em março, o Conselho de Segurança da ONU decidiu renovar o mandato desta missão e manter os quase 20 mil soldados militares desdobrados no país até o próximo ano, apesar do pedido do governo de Kinshasa de reduzi-la.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos